Dicas para iniciantes

Olá!

Acho que este post será um dos mais importantes do blog em que falarei sobre alguns passos para que os alunos consigam atingir seus objetivos. Atuando como professora de inglês há pouco mais de quatro anos em escolas de idiomas e aulas particulares, além do conhecimento da área por conta da minha graduação e pós-graduação, sempre vejo os alunos com os mesmos objetivos, porém às vezes não sabem qual caminho seguir para conseguir falar inglês. Vamos lá!

  1. Por que quero aprender inglês? Qual o meu objetivo com isso?
    Estas são as primeiras perguntas que qualquer um deve se fazer. Deve ser analisado se você realmente quer, gosta, ou precisa. Na maioria das vezes, é pura necessidade, principalmente para o trabalho. Se querem uma posição melhor ou um salário melhor, é necessário saber falar inglês e outras línguas também. O problema dessa ‘obrigação’ é que o aluno muitas vezes se sente pressionado, pois se não conseguir falar inglês em um curto prazo, poderá perder várias oportunidades de trabalho.Como vou alcançar o meu objetivo?
  2. Analise. Procure se informar sobre cursos, métodos e escolas em que você se daria bem para atingir o seu objetivo. Não pense que, caso você não saiba se comunicar em inglês, irá conseguir fazê-lo com uma viagem de intercâmbio. Você pode até se virar, mas pense bem: você quer se virar para sempre ou quer saber se comunicar bem? Saber se comunicar não significa saber todas as palavras em inglês, não mesmo. Estude primeiro, depois mude de curso se for necessário, pratique, converse com estrangeiros, escreva emails, mas continue praticando.
  3. Practice makes perfect / A prática leva à perfeição
    Pratique tudo o que aprender: escreva palavras novas em um caderno ou documento no computador; use as palavras, frases e expressões novas; faça um diário online contando sobre suas experiências diárias em inglês; utilize sites para fazer exercícios; converse com estrangeiros pela internet; veja vídeos no Youtube para praticar o listening etc. Há milhares de formas de praticar inglês. Algumas pessoas acreditam erroneamente que estudar inglês significa abrir uma gramática e ler, ou coisa do tipo. Não necessariamente. Una o útil ao agradável: ouça rádio/música em inglês, veja filmes que gosta, entrevistas, programas de TV, etc.
    Dica: clique aqui para conhecer uma rede social para praticar qualquer língua.
  4. Paciência
    Aprender qualquer língua ou atividade nova é um processo e são necessários tempo, paciência, esforço e muita prática. Não pense que existe receita pronta para isso, não existe.
  5. Mudanças
    Faça pequenas mudanças para que tenha mais contato com a língua que está aprendendo. Veja filmes, seriados, ouça música, rádio, mude a legenda do filme, evite assistir filmes dublados; mude as configurações do computador e celular etc.
  6. Mente positiva
    Se você odeia inglês e precisa aprender, estude e tente. Se você odeia inglês e não quer aprender, tente mudar a sua mente! Muitos não querem aprender o idioma e dizem que o odeiam porque simplesmente tem medo de tentar e não conseguir. Pense em algo que você achou que não ia conseguir, mas depois de muito esforço, conseguiu. E então?! Dê uma chance e tire a ideia de que ‘é muito difícil pra mim’ da sua cabeça. Além disso, com a menta negativa em uma sala de aula, você poderá desmotivar a aula, o professor e os outros que estão participando da aula.
  7. Cultura
    Saiba que a língua não são apenas palavras soltas mas tem grande relação com aspectos culturais do país, história, região etc. Portanto, pensar em língua como uma cultura é uma forma de evitar com que se tente traduzir expressões e frases prontas e não te coloque em situações constrangedoras.

Bom pessoal, essas são as dicas de hoje.

Um abraço e até breve!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s